Second Life em português - Coluna Extra

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Second Life em português

Numa iniciativa da Kaizen Games e do iG, entrou no ar hoje, dia 23, a versão brasileira do Second Life, o simulador virtual em 3D lançado em 2003 pela empresa norte-americana Linden Lab e que se tornou um fenômeno de público em todo o mundo. “O Second Life está modificando a maneira como as pessoas se relacionam na rede e estamos muito orgulhosos de oferecer esse universo virtual em português, com suporte local e outras vantagens, como o pagamento com cartão de crédito nacional e boleto bancário”, afirma Emiliano de Castro, diretor de marketing do Second Life Brasil.

O curioso é ver que além de atrair usuários interessados em viver uma “segunda vida”, o Second Life também conta com versões virtuais de grandes empresas de diversas áreas interessadas em fazer negócios ali mesmo, naquele “universo paralelo”. E essa parece ser uma tendência em expansão, como aponta Cláudio José Carvajal Jr., coordenador dos cursos de Administração da Faculdade Módulo, de São Paulo, no artigo abaixo.
Empreendedorismo virtual: negócios no Second Life
por Cláudio Carvajal

O desenvolvimento da rede mundial de computadores trouxe consigo um novo mundo, com novos paradigmas e oportunidades inimagináveis. Neste ambiente, o espaço é extremamente favorável ao espírito empreendedor, pois a internet precisa de pessoas com visão de futuro, de oportunidades e, principalmente, de indivíduos capazes de transformar estas oportunidades em realidade empresarial.

Quando falamos em internet, lembramos sempre de algum jovem empreendedor que saiu do nada e hoje é um empresário milionário. Sites famosos, como Google e Orkut, por exemplo, atraíram milhares de pessoas e se tornaram empreendimentos de sucesso. Casos típicos de empreendedorismo, exemplos da capacidade de transformar idéias e sonhos em capital.

No mundo virtual, é possível ter uma segunda chance, uma segunda vida. Essa é a idéia inovadora dos criadores do mais novo paraíso para os empreendedores de plantão: o Second Life. Criado em 2003, é um mundo virtual onde seus participantes realizam negócios, criam empresas, produtos e serviços, tudo através da internet, usando idéias e muita computação gráfica.

Muito mais do que um jogo, estamos falando de um ambiente online de negócios, onde é possível investir e lucrar de verdade. A genialidade do Second Life está no fato de que a moeda corrente, o chamado Linden Dollar (L$), pode ser trocado por dinheiro real e vice-versa. Grandes empresas como a Toyota, Adidas, Reuters e muitas outras já oferecem produtos e serviços em sua “segunda vida”, atraídas pelos US$ 350 mil em transações diárias, e pela perspectiva futura de crescimento deste modelo de plataforma virtual 3D. O mundo paralelo já conta com mais de cinco milhões de participantes em todo o globo, e a tendência é crescer em escalas ainda maiores.

Os empreendedores brasileiros podem ir tirando seus projetos de negócios do fundo do baú, pois o simulador estréia sua “versão Brasil”, inteiramente em português, neste dia 23. Como o brasileiro é um empreendedor nato e adora se relacionar em comunidades virtuais, certamente este novo nicho de mercado trará inúmeras oportunidades de negócios e deve levar o país ao topo do ranking de acessos e utilização do Second Life, como aconteceu com outros sucessos “ponto com” por aqui.
Para saber como participar do Second Life Brasil, clique aqui.

Tags:

9 comentários:

  1. Anônimo5:51 PM

    Realmente é fascinante Second Life,porem gira em torno mercantilísta o que significa que há discriminação social,não e acisivel a todos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:33 AM

    Discordo, amigo;

    a discriminação está no mundo real, já q mts comunidades e pessoas sequer tem acesso à intenet com qualidade ou, pior ainda, sequer tem um pc em casa. se o sujeito faz uma compra de um tênis na loja perto de sua casa, tb pode fazer pelo SL. Assim eu penso. :)

    ResponderExcluir
  3. Eu queria o SL em português mas tenho MAC sabem se há??

    ResponderExcluir
  4. este mundo virtual foi crado para nos criarmos uma segunda vida sem problemas mais limpa mas o que acontece
    e que as pessoas trazem para o sl as frustaçoes
    o mau
    por debaixo de um av ha sempre uma pessoa real
    a unica coisa que muda e ser mais elegante mais bonito/a
    pois amigos eu no sl as dois anos sou diferente
    aqui sou um playboy
    lindo de morrer bem falante e muito rico
    open space
    casa
    barcos yatch
    no rl conto tostoes para ir rabalhar ganho uma miseria e sou gordo casado com uma linda mulher
    pois e assim que vivo o meu sl se calhar foi por isso que ele foi criado nao acham ?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6:18 PM

    meu nome´é julia e esse jogo é massaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa mas esse jogo nao chega aos pés de the sims 2 uhuuuuuuuuu eu to viciada no the sims eeeeeeeeeeeeeeeeee maluquiceeeeee

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:30 PM

    gente quero um second life em portugues

    ResponderExcluir
  7. Anônimo10:14 PM

    vai fica querendo troxa sahsuhsush

    ResponderExcluir
  8. Anônimo11:26 PM

    não consigo criar minha conta para o second life, preencho todo o questionario mas quando aperto a frase Criar conta volta tudo para a primeira lacuna do questionario estou louca para fazer parte desse mundo. Alguem Me Ajude!!!!!

    ResponderExcluir
  9. deve ser erro de placa de video, se nao tiver uma placa de video boa nao entra

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário