Informação e população mobilizada pela internet - Coluna Extra

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Informação e população mobilizada pela internet

Não é a primeira vez que Santa Catarina enfrenta uma calamidade provocada pela chuva, mas é certamente a primeira vez que uma tragédia deste tipo, nestas proporções, ocorre em “tempos de internet”. Isso fez ou vai fazer parar de chover? Não, mas está ajudando (e muito) a enfrentar a situação por dois motivos principais.

Primeiro, porque aumentaram as opções para a população suprir sua necessidade por informação. Em outros tempos, dados oficiais da Defesa Civil, só pelo rádio ou pela TV. Agora, é só acessar o site e conferir os boletins mais recentes. Também fica mais fácil acompanhar o noticiário, sem esperar pelo plantão na TV nem pelo jornal do dia seguinte.

E segundo, como era de esperar, muitos internautas se mobilizaram para prestar serviço, trocar informações, expressar opiniões, publicar vídeos e fotos sobre a tragédia (veja, por exemplo, o resultado de uma busca por “enchente, chuva, santa catarina” no BlogSearch). Em Blumenau, cidade mais atingida pelas enchentes, onde rádios e TVs tiveram cortes de energia e ficaram fora do ar, um grupo de blogueiros se reuniu num blog coletivo para publicar notícias sobre os estragos na cidade. Os blogueiros e outros moradores de Blumenau também passaram a postar sobre a situação no Twitter - veja o que já foi publicado. Foi lá que vi o link para o vídeo abaixo, que mostra desmoronamento na rua Hermann Huscher.



Com exceção da falta de água na região onde moro, na parte insular de Florianópolis, não enfrentei nenhum outro tipo de problema causado pela chuva. Mas desde ontem pela manhã estou acompanhando por diversos meios o que está acontecendo e publicando no Twitter. Por conta disso, adicionei três links no topo do blog onde são exibidos todos os posts publicados no Twitter sobre #chuva, #floripa e #blumenau (os links são de RSS, gerados a partir de buscas no Twitter Search). Ao clicar, o leitor vai para post no Twitter. Num momento de tragédia como esse, uma ferramenta ágil e prática como o Twitter é indispensável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário